quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Confira como foi o GIS Day promovido pela UERJ

 

Para comemorar o GIS Day 2012, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - promoveu no dia 13 de novembro um dia repleto de ações em celebração ao GIS e à Geografia, reunindo alunos e professores de diferentes disciplinas e cursos. 
O evento, que contou com o apoio da Imagem, foi organizado pelo curso de Geografia da UERJ, representado pela Professora Vivian Castilho da Costa e pela Sociedade Brasileira de Cartografia, representada pelo Engenheiro Cartógrafo Nei Erling.
“Foi uma reunião da nossa comunidade, daqueles que temos em comum o sentimento de paixão pelo GIS e pela Geografia”, disse Gabriela Ippoliti, Líder de Educação da Imagem. 
O evento teve como foco o compartilhamento de experiências relacionadas com a utilização dos mapas e os Sistemas de Informações Geográficas (GIS) como peças fundamentais que facilitam a compreensão e agilizam o processo de aprendizado dos estudantes de todas as idades em várias disciplinas, além de apresentar a perspectiva de inclusão digital por meio do GIS nas aulas de Geografia, Cartografia e Ciências.
Foram apresentadas as novidades em termos de GIS e gestão de dados geográficos na nuvem (GIS na Nuvem - ArcGIS Online), mostrando o grande volume de dados disponíveis gratuitamente no ArcGIS Online, com inúmeras possibilidades de utilização como parte das dinâmicas das salas de aula.
O ArcGIS Online foi apresentado também por meio de cases reais com os estudantes, como uma ferramenta didática utilizada na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura e elaboração de mapas digitais, além de resolver problemas atuais utilizando mapas e análises para compreender o entorno geográfico, analisar situações e modelar possíveis soluções.
“O evento mostrou que existe a tecnologia GIS e as informações geográficas que podem ser utilizadas gratuitamente na sala de aula pelos professores para agilizar e aprimorar o processo de aprendizado e foi ótimo, pois mostrou na prática, recursos educacionais que podem ser usados no dia-a-dia, por qualquer professor que esteja interessado, sobretudo mostrou que não é difícil!” comentou Andreza Santos da Silva (graduanda do Curso de Geografia da UERJ e assistente da Secretaria Municipal da Saúde/RJ) participante do evento.
De acordo com a Professora Vivian, o evento foi uma “gota no oceano”, mas uma gota que faz a diferença, pois disseminou o GIS e as informações geográficas digitais como estado da arte para o ensino da Geografia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário