sexta-feira, 30 de novembro de 2012


A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR!  

No último Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares ocorrido em Vitória (no ano de 2011), na Sessão de Encerramento foi levantada a necessidade de existir uma disciplina de Cartografia Escolar na formação de professores, isto é, na universidade.
Vamos continuar essa discussão no Colóquio de 2013?
A disciplina de Cartografia Escolar é realidade no Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2006. Criada na reforma curricular como obrigatória para graduandos da licenciatura, ela vem sendo ministrada desde então na quinta fase do curso. O programa dessa disciplina, com 108 horas-aula, foi elaborado para dar uma base de conhecimento que envolve a teoria - sobre o ensino do espaço para crianças, a educação inclusiva e a Cartografia Escolar, os PCNs de Geografia, as geotecnologias, a internet e os mapas para ensinar Geografia -  e aulas práticas   ministradas pelos alunos dessa disciplina para os alunos do Curso de Pedagogia.
Para saber mais sobre a experiência na UFSC acesse nos links abaixo o texto completo de um artigo publicado na Revista Brasileira de Cartografia, em 2010 ou o programa proposto inicialmente para a disciplina, mas que já sofreu duas reformulações. 



2 comentários:

  1. Na Universidade Federal de São Carlos, no campus de Sorocaba, também há essa disciplina desde 2009, quando o curso foi criado.
    Eu participei e achei muito interessante, já que nas outras disciplinas de cartografia não há espaço para discussões específicas do ensino do mapa.

    ResponderExcluir
  2. Cartografia é fundamental no curso de geografia. Eu adorei essa disciplina. Se tiver tempo visita meu blog: O Saber Geográfico.

    ResponderExcluir