segunda-feira, 17 de agosto de 2009

VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e II Fórum Latinomaericano de Cartografia para Escolares

Realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora/Minas Gerais entre os dias 17 a 19 de junho de 2009.
Trabalhos apresentados e publicados nos Anais do evento:


Trabalhos Orais

Atlas Escolares

Elaborações do Atlas Geográfico Escolar de Mato Grosso.

A representação do espaço geográfico nos Atlas municipais, sua construção e utilização na Geografia escolar: um estudo sobre a elaboração do Atlas municipal da cidade de Petrópolis (RJ).

Atlas geográficos municipais: o novo Atlas escolar do município de Macaé (RJ).

Atlas escolares municipais e os saberes dos professores: uma trajetória vivida e experimentada.

Atlas escolar do município paulista de Ribeirão Preto: projeto, desenvolvimento, finalidade e desdobramentos.

Cartografia da agricultura nos Atlas Escolares Brasileiros.

Atlas Geográfico e Sócio Ambiental do Município de Vitória – ES.


Cartografia Tátil

O quilombo dos Palmares em sala de aula através de mapas táteis e didática multissensorial.

Saindo da escuridão buscando a inclusão.

Proposta de representação tátil do relevo: construção e aplicação de materiais didáticos inclusivos.

O estudo da representação espacial de alunos com baixa visão.


Formação de Professores

Ensino de Cartografia na educação a distância.

A cartografia escolar na educação diferenciada: experiências com a formação de professores.

A construção reflexiva do conhecimento profissional dos professores de cartografia nos cursos de Geografia.

O ensino de Geografia por professores em formação continuada: a experiência de Rondonópolis (MT).

As propostas de cartografia no novo currículo de Geografia das escolas estaduais paulistas: a preparação de professores e alunos para esse novo contexto.

A cartografia no ensino de Geografia nas séries iniciais: uma experiência didática com alunas do curso de Pedagogia.

A cartografia na formação do professor de Geografia: do saber universitário ao saber a ser ensinado na escola.

Proposta metodológica de cartografia escolar para o ensino superior, aplicação de atividades pelos licenciados.


Cartografia para Escolares

O domínio da cartografia pelos escolares.

Representação espacial e dialogismo: algumas reflexões sobre as representações espaciais das crianças através dos desenhos.

Noções espaciais de crianças em faixa etária de educação infantil.

A linguagem cartográfica no ensino de Geografia: possibilidades e descobertas.

Alfabetização cartográfica: necessária ou supérflua para a alfabetização do conhecimento geográfico.

O lugar da favela: reflexões a partir do olhar da criança.


Cartografia e Multimídia

A Cartografia multimídia como uma nova linguagem na formação de professores de Geografia: considerações metodológicas.

O Google Earth como uma ferramenta de apoio ao ensino de Cartografia. Estudo de caso: Escola Estadual José Marinho de Araújo, Santa Rita de Jacutinga (MG).

Cartografia e espaço vivido: uma experiência com cartografia na pré-escola.

Sensoriamento remoto aplicado à Geografia escolar: uma proposta metodológica para o ensino fundamental.

Um website para o público escolar: conteúdos interativos para aprender cartografia.

Os programas de mapeamento online e a construção de uma nova cartografia.


Cartografia e Ensino

Para onde vai o ensino de Cartografia nas escolas públicas do Brasil?

O uso de maquete no ensino da cartografia.

Utilização da alfabetização imagética e da aprendizagem mediada para a avaliação somativa da disciplina de Geografia do ensino fundamental.

As representações cartográficas e sua utilização no marketing em São Luís (MA).

Estudo cartográfico da paisagem local: as bacias hidrográficas num contexto sócio-espacial.

Brincando com as foto-grafias de Niterói (RJ).

Materiais didáticos, narrativas de editores e professores e currículos de Geografia: contribuição para a História da Cartografia Escolar no Brasil.

Fascículo didático sobre a cartografia da região metropolitana de Goiânia.

Concepções e práticas docentes sobre o ensino do lugar na Geografia escolar.

Os saberes geográficos dos filhos dos pescadores de São José de Ribamar (MA) e o ensino de Geografia: um diálogo possível.

A construção e uso da maquete da Baixada Santista no ensino de Geografia.

A importância do uso de mapas no ensino dos movimentos migratórios da população brasileira.

Refletindo o conhecimento geográfico na EJA: a alfabetização cartográfica em questão.

Viagem geográfica: de uma Geografia física a uma Geografia mais “Humana”.

Cartografia sob uma nova perspectiva: O uso escolar de imagens de satélite no município de Juiz de Fora.

O mapa como superfície de agenciamento


Trabalhos em Painéis

Cartografia da Violência Urbana: o olhar dos alunos de uma escola na periferia de Juiz de Fora - MG.

A alfabetização cartográfica nos primeiros anos do ensino fundamental.

Atlas geográfico escolar do município de Aracitaba (MG).

Experiência na aplicação da cartografia tátil no ensino de Geografia.

A cartografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual na sala de aula: construção e uso de mapas táteis no Lemadi-DG-USP.

Mapas táteis sonoros como facilitadores na inclusão de invisuais em trilhas ecológicas.


Mesas Redondas

A Cartografia na Formação de Professores

Formação de professores e cartografia: Uma contribuição para a Geografia Escolar.

Prof. Dr. João Pedro Pezzato - UNESP - Rio Claro

Por outras Geo-Carto-Grafias.

Profa. Dra. Valeria Cazzeta – USP

Atlas Municipais Escolares: Entre os Mapas dos Vencedores e das Rupturas.

Profa. Dra. Amanda Regina Gonçalves – UFMT

A Cartografia na Formação de Professores: Entre “Carto-Fatos” e “Cultura Cartográfica”.

Prof. Dr. Jörn Seemann – URCA


A Cartografia Escolar e Diversidades

A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: Experiências com a Formação de Professores.

Profa. Dra. Regina Araújo de Almeida – USP

Experiência na Aplicação da Cartografia Tátil no Ensino de Geografia.

Profa. Drª Carla Sena – USP


Cartografia e Infância

Cartografia e Infância

Prof. Dra. Rosângela Doin de Almeida


Cartografia Escolar nos Institutos de Planejamento

ARMAZENZINHO - Área infanto-juvenil localizada no sítio Armazém de Dados que disponibiliza informações da Cidade do Rio de Janeiro.

Neide Carvalho Monteiro - IPP – RJ


Cartografia e Atlas Escolares

Atlas e Cartografia Escolar no Brasil – início de uma história.

Profa. Dra. Valeria Trevizani Burla de Aguiar – UFJF

Ensinar no Século XXI - Uma Proposta Metodológica para a Geografia.

Profa. Dra. Janine Le Sann – UFMG

A Cartografia dos Atlas Geográficos para Escolares.

Prof. Dr. Marcello Martinelli – USP


Representações Cartográficas e Estratégias de Pesquisas

Apontamentos sobre a educação visual dos mapas: a (des)natureza da idéia de representação.

Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior - Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário