Realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora/Minas Gerais entre os dias 17 a 19 de junho de 2009.
Trabalhos apresentados e publicados nos Anais do evento:
Trabalhos Orais
Atlas Escolares
Elaborações do Atlas Geográfico Escolar de Mato Grosso.
Atlas geográficos municipais: o novo Atlas escolar do município de Macaé (RJ).
Atlas escolares municipais e os saberes dos professores: uma trajetória vivida e experimentada.
Cartografia da agricultura nos Atlas Escolares Brasileiros.
Atlas Geográfico e Sócio Ambiental do Município de Vitória – ES.
Cartografia Tátil
O quilombo dos Palmares em sala de aula através de mapas táteis e didática multissensorial.
Saindo da escuridão buscando a inclusão.
Proposta de representação tátil do relevo: construção e aplicação de materiais didáticos inclusivos.
O estudo da representação espacial de alunos com baixa visão.
Formação de Professores
Ensino de Cartografia na educação a distância.
A cartografia escolar na educação diferenciada: experiências com a formação de professores.
O ensino de Geografia por professores em formação continuada: a experiência de Rondonópolis (MT).
Proposta metodológica de cartografia escolar para o ensino superior, aplicação de atividades pelos licenciados.
Cartografia para Escolares
O domínio da cartografia pelos escolares.
Noções espaciais de crianças em faixa etária de educação infantil.
A linguagem cartográfica no ensino de Geografia: possibilidades e descobertas.
Alfabetização cartográfica: necessária ou supérflua para a alfabetização do conhecimento geográfico.
O lugar da favela: reflexões a partir do olhar da criança.
Cartografia e Multimídia
Cartografia e espaço vivido: uma experiência com cartografia na pré-escola.
Um website para o público escolar: conteúdos interativos para aprender cartografia.
Os programas de mapeamento online e a construção de uma nova cartografia.
Cartografia e Ensino
Para onde vai o ensino de Cartografia nas escolas públicas do Brasil?
O uso de maquete no ensino da cartografia.
As representações cartográficas e sua utilização no marketing em São Luís (MA).
Estudo cartográfico da paisagem local: as bacias hidrográficas num contexto sócio-espacial.
Brincando com as foto-grafias de Niterói (RJ).
Fascículo didático sobre a cartografia da região metropolitana de Goiânia.
Concepções e práticas docentes sobre o ensino do lugar na Geografia escolar.
A construção e uso da maquete da Baixada Santista no ensino de Geografia.
A importância do uso de mapas no ensino dos movimentos migratórios da população brasileira.
Refletindo o conhecimento geográfico na EJA: a alfabetização cartográfica em questão.
Viagem geográfica: de uma Geografia física a uma Geografia mais “Humana”.
O mapa como superfície de agenciamento
Trabalhos em Painéis
Cartografia da Violência Urbana: o olhar dos alunos de uma escola na periferia de Juiz de Fora - MG.
A alfabetização cartográfica nos primeiros anos do ensino fundamental.
Atlas geográfico escolar do município de Aracitaba (MG).
Experiência na aplicação da cartografia tátil no ensino de Geografia.
Mapas táteis sonoros como facilitadores na inclusão de invisuais em trilhas ecológicas.
Mesas Redondas
A Cartografia na Formação de Professores
Formação de professores e cartografia: Uma contribuição para a Geografia Escolar.
Prof. Dr. João Pedro Pezzato - UNESP - Rio Claro
Profa. Dra. Valeria Cazzeta – USP
Atlas Municipais Escolares: Entre os Mapas dos Vencedores e das Rupturas.
Profa. Dra. Amanda Regina Gonçalves – UFMT
A Cartografia na Formação de Professores: Entre “Carto-Fatos” e “Cultura Cartográfica”.
Prof. Dr. Jörn Seemann – URCA
A Cartografia Escolar e Diversidades
A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: Experiências com a Formação de Professores.
Profa. Dra. Regina Araújo de Almeida – USP
Experiência na Aplicação da Cartografia Tátil no Ensino de Geografia.
Profa. Drª Carla Sena – USP
Cartografia e Infância
Prof. Dra. Rosângela Doin de Almeida
Cartografia Escolar nos Institutos de Planejamento
Neide Carvalho Monteiro - IPP – RJ
Cartografia e Atlas Escolares
Atlas e Cartografia Escolar no Brasil – início de uma história.
Profa. Dra. Valeria Trevizani Burla de Aguiar – UFJF
Ensinar no Século XXI - Uma Proposta Metodológica para a Geografia.
Profa. Dra. Janine Le Sann – UFMG
A Cartografia dos Atlas Geográficos para Escolares.
Prof. Dr. Marcello Martinelli – USP
Representações Cartográficas e Estratégias de Pesquisas
Apontamentos sobre a educação visual dos mapas: a (des)natureza da idéia de representação.
Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior - Unicamp
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